Novo modelo para o abrigo, fruto da união de idéias do grupo.
sábado, 22 de maio de 2010
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Novas idéias
I
II
Este modelo é um aparelho composto basicamente por espelhos em uma estrutura. São espelhos côncavos na qual a pessoa que utilizar poderá escolher quantos colocar e onde. Os sensores servem para girar, abaixar ou levantar o aparelho. Em lugares que não tem espelhos, há uma superfície metálica.
III
Este modelo trata-se de superfícies refletoras intercaladas com grades, que "misturam" a imagem de quem está dentro, com a do meio exterior.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Abrigo do Olhar - Idéia Inicial
A proposta deste abrigo é alterar a uma percepção mais atenta da cidade e de suas características tais como detalhes em edificações, texturas do chão ou até mesmo o conjunto de pessoas que transita pelas ruas. Dessa forma, a idéia inicial é criar uma estrutura que lembra um leque, na qual estarão instalados dispositivos óticos por onde as pessoas olharam. Cada um desses dispositivos deverá alterar a percepção de alguma forma.
domingo, 16 de maio de 2010
Interagindo construtivamente com a cidade
Existe um jeito de modificar a forma em que lidamos com a cidade no dia-a-dia? Sim, existe. Por meio da interatividade e do estranhamento, são criadas soluções divertidas que visão mudar o comportamento das pessoas para melhor. Apresento aqui The Fun Theory.
PIANO STAIRCASE
Uma forma divertida de incentivar o uso da escada convencional em vez da escada rolante.
Bottle Bank Arcade
Uma maneira de se divertir enquanto colabora com o meio ambiente. Veja como.
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sexta-feira, 14 de maio de 2010
Guto Lacaz - algumas obras
Máquinas V
Performance que chama atenção por trazer diversos objetos do cotidiano porém fora do contexto que estes normalmente são usados como por exemplo abrir um guarda-chuva com uma máquina de escrever ou um duelo com aspirador de pó.
RG Enigmático
Impressora movida a pedal que cria um "RG" de cada pessoa que a utiliza a partir de ícones que
representam aspectos da cultura brasileira. O interessante é que a pessoa após utilizar pode imprimir e levar
seu RG enigmático.
2 - Clique em cima da palavra "RG Enigmático" para imprimir
3 - Configure sua impressora para impressão em "paisagem" ou "landscape"
Oxigênio - Buenos Aires
Instalação feita em Buenos Aires, que consiste em seis livros flutuando sob um lago, que pelas imagens passa um ar muito poético.
Chris Burden
Artista norte-americano, Chris Burden nasceu em 1946, em Boston, nos Estados Unidos da América. Estudou arquitetura no Pomona College de Clairmont, freqüentando depois a Universidade da Califórnia. A partir dos anos 70, desenvolveu uma série de ações nas quais utilizou o próprio corpo como material de trabalho e de comunicação, assumindo-se como um dos protagonistas do movimento da Body Art nos Estados Unidos. A sua primeira apresentação pública data de 1971. Nas suas performances, era evidente a tendência para as ações mais extremas e radicais (quase suicidárias), através das quais procurava questionar algumas práticas sociais e tabus ligados à cultura contemporânea e, simultaneamente, colocar em causa a função da arte e a responsabilidade ética do artista. Nestas ações, Chris Burden sujeitou-se freqüentemente a certo número de situações de grande violência e impacto sobre o próprio corpo, como forma a provocar reações na audiência e de abordar alguns medos e tabus íntimos, de caráter individual ou coletivo. Noutros projetos conceituais, desenvolvidos na década de 80, Burden abordou a problemática da comunicação de massas através da utilização da rádio ou da televisão. Estas propostas assumem-se menos radicais e violentas e dispensam muitas vezes o uso do próprio corpo enquanto veículo de expressão. Permitem-lhe também introduzir no seu trabalho temáticas ligadas a questões políticas e sociais como, por exemplo, a Guerra Fria e a ecologia. Algumas de suas obras:
Medusa's Head - 1989-1992
Uma esfera de cinco toneladas de rocha e concreto, medindo 14 metros de diâmetro, paira a 2 metros acima do piso na entrada de outra maneira vazio principal do Museu de Brooklyn, o seu único apoio uma grossa corrente no teto. A escultura sugere o remanescente de um violento choque interplanetário. Ao invés de cobras, esta Medusa possui brotos metros de ferrovia que se cruzavam na superfície devastada com grande complexidade.
Samson - 1985
Samson consiste em um macaco mecânico de 100 toneladas conectado a um sistema de transmissão e uma catraca. O macaco pressiona duas grandes vigas apoiadas contra as paredes da galeria. Para entrar no espaço expositivo, o visitante deve passar pela catraca e esta, a cada passagem, aciona quase imperceptivelmente o macaco. No limite, se o número de visitantes for grande o suficiente, Samson poderá, teoricamente, destruir o edifício.
Esta obra atualmente encontra-se no Inhotim e ao visita-la confesso que fiquei decepcionado com seu estado atual. Era uma obra que possuía grande crítica contra o Museu enquanto instituição e obrigava os espectadores a compactuar com este objetivo para satisfazer sua curiosidade. Como em diversas obras de Burden, que ele assumia papel quase suicida, nessa obra "teoricamente", o público também torna-se suícida, sob o risco de que o museu realmente seja destruído pelo giro da catraca. Nesse sentido, a obra perdeu toda a sua grandeza conceitual e tornou-se um objeto estático e sem sentido algum.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Objeto Interativo com Circuitos
A idéia inicial era um objeto que criasse um certo isolamento do mundo exterior, que a pessoa ao utiliza-lo se sinta imersa em outra atmosfera. Sendo assim, teria que ser algo fechado e todo potencial desse objeto teria de estar em seu interior de modo que quem o utilize, sinta-se realmente atraído a continuar nessa atmosfera fechada. Criei então uma caixa, com o fundo revestido de cacos de espelhos que cria uma imagem fragmentada do que reflete. No interior da caixa também possui um espelho giratório que ajuda a explorar o interior da caixa escura e ate mesmo partes específicas do rosto. O circuito entrou na parte da iluminação A medida que se muda a inclinação da caixa muda-se a iluminação O interessante e que mesmo tendo criado um objeto com objetivo de criar uma visão fechada, descobri que quanto maior a distância que se olha o fundo de espelhos, mais fragmentada e a imagem formada e olhando de longe e interessante usar o espelho giratório para perceber fragmentos do mundo exterior. Dessa forma, o uso não se limita ao isolamento de colocar a cabeça dentro da caixa mas também de observa-la de diferentes distâncias.
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